sexta-feira, 2 de outubro de 2015

Olá lindonas, tudo bem?

Todos sabem que Outubro é considerado o mês da "Conscientização da Prevenção do Cancer",
mas isso deveria ser falado sempre, pois essa doença terrível, atinge milhares de mulheres pelo mundo... (homens também, mas o nímero de mulheres é maior). Temos que nos cuidar, como sabem estou com 41 anos e comecei a fazer mamografia no ano passado, mas os exames de útero já faço faz tempo (1 vez por ano). É muito importante, pois somente a prevenção pode salvar as vidas, detectado o quanto antes, as chances de cura são muito maiores. Como também mudei meus hábitos alimentares creio que isso é muito importante para uma vida saudável.
"Creio no milagre de Deus em todos os casos de doenças!"
Mas como diz na Palavra do Senhor: "VIGIAI", pra isso significa fazermos a nossa parte em todas as situações da nossa vida, temos que cuidar do nosso corpo, da nossa mente e da nossa vida espiritual sempre.
Por isso é importante falarmos sempre da importância da prevenção através dos exames, e tomando cuidado quanto à fatores externos que também podem ocasionar a doença, como alimentação etc.

EU APOIO!





Essas foram minhas palavras e minha experiência agora leia o que dizem os médicos:

O sucesso da prevenção de câncer se baseia na detecção precoce (prevenção secundária) e na mudança de hábitos pessoais, procurando eliminar fatores causais do câncer (prevenção primária).

A detecção precoce de câncer certamente beneficia o paciente, sua família, a sociedade, bem como quem custeia sua saúde, seja o próprio indivíduo, a empresa em que trabalha ou o Estado.
A maioria dos cânceres apresenta uma história clínica com antecedentes pessoais e familiares que permitem uma seleção inicial (questionário) das pessoas de maior risco que precisam de avaliação clínica. Com uma avaliação clínica direcionada seleciona-se a indicação de exames complementares adequados.
Assim, através dessas três etapas com execução criteriosa e rigorosa (questionário - avaliação inicial, exame clínico, exames complementares) é possível desenvolver um Programa de Prevenção e Detecção Precoce de Câncer eficiente.
Estudos publicados pelo Instituto Nacional de Câncer dos Estados Unidos mostram que o rastreamento de populações de risco aumenta o diagnóstico de tumores em fases sub-clínicas (onde ainda não causam sintomas), e um ganho de sobrevida em relação à população geral.

FUNDAMENTOS E LIMITES DA PREVENÇÃO

1. Permite a detecção de neoplasia (câncer) em fase precoce, aumentando as chances de cura e sobrevida, já que a cura de qualquer tipo de câncer é tanto maior quanto mais inicial é a fase em que são diagnosticados e tratados.

2. Atua em população assintomática que não procuraria espontaneamente atenção médica.

3. A não detecção de câncer não significa que a pessoa nunca venha a desenvolver câncer. Apesar do progresso, existem os limites da medicina, limites dos exames utilizados, e a própria evolução do organismo humano são limitações da prevenção. A negatividade da avaliação inicial não deve ser interpretada como garantia de que essa pessoa nunca virá a ter câncer.

QUEM DEVE FAZER PARTE DE PROGRAMA DE PREVENÇÃO DE CÂNCER?
Assintomáticos maiores que 20 anos (mulheres) ou de 40 anos (homens).
Assintomáticos com história familiar de câncer, maiores que 25 anos.
Portadores de doença predisponente ao câncer.
Sintomáticos sem diagnóstico


FATORES DE RISCO:


HÁBITOS ALIMENTARES

São raros os casos de cânceres que se devem exclusivamente a fatores hereditários. O que é mais importante é o chamado fator constitucional, avaliado indiretamente pelos casos de câncer em parentes de primeiro grau. Assim, as principais causas de câncer estão nos fatores externos. O fumo é conhecido de todos como potente carcinógeno (causador de câncer). Vamos neste informativo falar sobre alimentos e câncer.

Muitos componentes da dieta alimentar têm sido relacionados com o processo de desenvolvimento de câncer, principalmente câncer de mama, de cólon (intestino grosso), de reto, de próstata, de esôfago e de estômago. Os nitritos, usados para conservar alguns tipos de alimentos, como picles, salsichas e alguns enlatados, se transformam em nitrosaminas no estômago. As nitrosaminas são potentes carcinogênicos. Já os defumados e churrascos são impregnados pelo alcatrão proveniente da fumaça do carvão, o mesmo encontrado na fumaça do cigarro e que tem ação carcinogênica conhecida. Os alimentos preservados em sal, como carne-de-sol, charque e peixes salgados, também estão relacionados ao desenvolvimento de câncer de estômago em regiões onde é comum o consumo desses alimentos. Outros tipos de alimentos, se consumidos regularmente durante longos períodos de tempo, parecem fornecer o tipo de ambiente que uma célula cancerosa necessita para crescer, se multiplicar e se disseminar. Esses alimentos devem ser evitados ou ingeridos com moderação. Neste grupo estão incluídos os alimentos ricos em gorduras, tais como carnes vermelhas, frituras, molhos com maionese, bacon, presunto, salsichas etc. Atenção especial deve ser dada aos grãos e cereais. Quando estes são armazenados em locais inadequados e úmidos, podem ser contaminados pelo fungo aspergillus flavus, o qual produz a aflatoxina, substância cancerígena. Essa toxina, juntamente com o vírus da hepatite B, está relacionada ao desenvolvimento de câncer de fígado.

Evidências epidemiológicas têm demonstrado que existe uma relação inversa entre o consumo de frutas frescas e vegetais e a incidência de cânceres originários em epitélios de revestimento da cavidade bucal, do esôfago, do estômago e do pulmão. Tem se evidenciado que a vitamina A protege contra o câncer da cavidade bucal, faringe, laringe e pulmão, e é possível que avitamina E diminua o risco de se desenvolver o câncer. Embora a vitamina C bloqueie a formação endógena de compostos N-nitrosos no trato gastrintestinal, não há evidências de que a ingestão maior dessa vitamina possa prevenir o câncer intestinal .

Apesar da controvérsia, é recomendável a orientação para a adoção de hábitos dietéticos que além dos possíveis benefícios na prevenção do câncer tem comprovado efeito sobre outras doenças, como por exemplo a dieta rica em fibras, para o combate à prisão-de-ventre e a dieta com baixa ingestão de gordura e sal para o controle de doenças cardiovasculares. 

Fonte: Médico Dr. Renato Santos


Vamos nos cuidar!

Beijinhos e até amahã!


0 comentários:

Postar um comentário

Autora

Autora

Sobre mim

Meu nome é Roseli, ao completar 40 anos, percebi que haviam inúmeras coisas que eu queria fazer, mas por algum motivo ainda não tinha começado.... Esse foi o START de tudo que se inicia nessa nova fase da minha vida!
Sou mãe, esposa, cristã.
Amo moda, beleza, maquiagem, viagens e sapatos é claro.
Venha comigo se inspirar e se maravilhar nesse lindo UNIVERSO FEMININO!

Curte aí!

Tecnologia do Blogger.

Facebook

Instagram

Canal no Youtube

Seguidores

Quer ser parceiro?

Entrar em contato pelo email: yeshuaroseli@yahoo.com.br

Parcerias

Instituto Shofar

Blogs que curto